Iterativo, eu disse i.te.ra.ti.vo

Poucas pessoas já ouviram falar a palavra iterativo. Se você não ouviu, provavelmente deve estar se perguntando se o autor deste post está se confundindo com a palavra interativo, mas não. Iterativo é uma coisa e interativo é outra, que ao longo deste post irão se fundir para formar um novo processo de comunicação.

Para quem não sabe, iterativo é o processo que se repete diversas vezes para se chegar a um resultado e a cada vez gera um resultado parcial que será usado na vez seguinte.

Veja bem, ao se desenvolver uma campanha, na maioria das vezes, tem-se um briefing - escrito pelo atendimento e cliente - que a partir daí se inicia todo o processo. O planejamento traça as estratégias para a menor margem de erro e a criação desenvolve em cima do público alvo.

Até aí tudo certo. Campanha nota 10. Prêmio T.I. Grand Prix. Mas as campanham devem ser avaliadas pelo público, pelo cliente, pelo target e assim teremos dimensão da efetividade do desenvolvido.

Aí entra o processo iterativo na comunicação. Envolve o design (desenvolvimento), cria-se um protótipo onde usuários/público teste podem experimentar e dar seu parecer, analisa-se os pontos fortes e fracos da campanha e recomeça o processo a partir dos dados coletados no processo. Deve-se repetir inúmeras vezes para que a campanha ao ser veiculada esteja livre de erros.
http://www.naviscent.com/en/wp-content/themes/navi/images/figures/figure4-1.png
O processo pode ser feito antes do lançamento da campanha, para garantir o sucesso junto ao target. Seria como um teste. Esse desenvolvimento de campanha é uma forma de confrontar a realidade imprevisível que vivemos. Uma simples notícia ou fato pode arruinar uma campanha ou produto. Imagine lançar uma garota propaganda chamanda Isabela logo depois que a menina foi jogada da janela. Ou então perceber que os meninos de 12 a 16 anos preferem o Roxo a Azul. Tudo depende da pesquisa e experimentação.

Guia rápido do processo iterativo:

1) Completar todas as fases de desenvolvimento

2) Apresentar a um grupo de usuários teste

3) Tomar nota sobre qualquer ponto de vista e problema com estes usuários

4) Reformular a abordagem e o design para solucionar os problemas

5) Repetir os passos 2-4 até que os problemas com os usuários/público estejam resolvidos

Perceba que olhando para o diagrama acima, você não consegue dizer em qual etapa deve iniciar o processo.

O processo é baseado em prototipagem. Cria-se, avalia-se, incrementa-se, veicula-se. A análise dos atributos da campanha pode ser feita por focus groups e grupos sem associação com a campanha ou produto. As informações das análises devem sem sintetizadas e incorporadas ao próximo processo iterativo. Também, as mudanças são mais fáceis e mais baratas nos processos iniciais de desenvolvimento.

Também é aplicado - o processo iterativo - depois da campanha lançada. É onde entra a interatividade. A campanha é desenvolvida para que seja lançada sem o menor erro, mas sabemos que ninguém e nada é perfeito. Os usuários do produto, o público da campanha pode também ajudar no processo de desenvolvimento do produto e da campanha dando sua opinião.

EXEMPLO PROCESSO ITERATIVO
Uma marca de desodorantes lança uma nova linha com 5 cores distintas, depois de alguns lotes vendidos faz-se uma análise das cores preferidas pelo público - são três apenas - e assim as cores prediletas podem ser mais facilmente encontradas. Não satisfeito a marca cria 3 designs diferentes e 3 ilustrações diferentes pra a embalagem e analisa qual embalagem e qual ilustração agrada mais aos olhos dos clientes, e assim tem-se um processo iterativo. Onde a campanha e o produto pode evoluir e se adaptar ao público em questão.

EXEMPLO PROCESSO INTERATIVO E ITERATIVO
A mesma marca de desodorantes lança uma promoção para que os clientes enviem ilustrações pelo site da marca para que sejam estampadas nas embalagens. Ao cadastrar uma ilustração você concorre a 1 camionete e ao votar você concorre a um carro. Não contente a marca ainda lança uma enquete no seu site para saber as fragâncias que mais agradam e assim desenvolver em cima da preferência do público. Pode-se conhecer a preferência do público e ainda promover a interatividade com a marca.

Muitas campanhas não são pensadas para que o processo iterativo possa agir sobre elas no futuro e assim perdem força logo que o público muda ou se acostuma com a campanha.

Outros benefícios do processo iterativo são:

1. Sérios mal entendidos se fazem evidentes mais cedo e assim fica mais fácil para consertar.
2. Encoraja o feedback do público quando o mesmo vê que suas solicitações se fazem presentes no produto ou campanha.
3. A agência de publicidade é forçada a focar nos problemas mais críticos da campanha, assim os membros da equipe não se preocupam com problemas que não apresente risco real para a campanha, detalhes insignificantes.
4. O processo iterativo contínuo permite uma avaliação objetiva do status e andamento do projeto.
5. Incoerências entre os requisitos e estratégias de campanha são identificados precocemente.
6. A força de trabalho da equipa é diluída no ciclo de vida da campanha.
7. O processo mostra a equipe o certo e errado, e assim evitando erros futuros e fazendo uma melhora contínua com os dados coletados.

Também deixo a disposição o artigo que se encontra em meu Google Docs. Vale MUITO a pena ler. Design Iterativo: o poder comunicativo dos protótipos.

Desculpe pela falta de imagens ilustrativas, logo em breve eu melhoro este post utilizando o processo iterativo. hahahaha